segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dicas de Edição - Movie Maker


Selecione as cenas.

Após importar todos os vídeos, imagens, áudios e músicas que serão utilizados no seu vídeo, vamos começar a edição.


Provavelmente você gravou diversas vezes as mesmas cenas. Selecione e separe os trechos que serão usados.

Para selecionar as cenas utilize a "tela de visualização". Para cortar as cenas clique no botão...



Selecione e exclua (delete) as cenas que não serão utilizadas no vídeo para evitar confusão.












Esta é a lina do tempo do Movie Maker onde poderá alterar a ordem das cenas. Caso o seu vídeo tenha muitas cenas, poderá utilizar o modo de visualização "storyboard". Nele você verá as cenas separadas por quadros e não por tempo, como no exemplo abaixo.


TimeLine
Se as cenas forem curtas e forem muitas, poderá utilizar o Zoom Timeline In e o Zoom Timeline Out para localizar rapidamente as cenas.


Utilize efeitos e transições de vídeos.

Efeitos de Vídeo

Com esses efeitos você poderá aumentar ou diminuir a luminosidade e a intensidade das cores, alterar a rotação, diminuir a velocidade, proporcionar as cenas um tom de antiguidade ou modernidade, entre outras funções.

Transições de Vídeos

Para evitar cortes secos nas transições das cenas, utilize as diversas opções que o Movie Maker oferece: transição da esquerda para direita, da direita para esquerda, de cima para baixo, de baixo para acima, em forma de estrela, de círculo, entre outras.

Dica: Caso não queira extrapolar e seguir o tradicional, clique com o botão direito sobre a imagem e utilize o Fade In  e/ou Fade Out. Ou arraste a cena número 2 um pouco para direito sobrepondo a cena número 1.


Sincronize com o áudio e/ou música.

Evite dublar suas próprias falas, utilize o áudio original do vídeo. Além das falas, seu vídeo poderá se beneficiar de narrações.

Com o Windows Movie Maker poderá gravar a narração do vídeo, utilizando o microfone interno ou externo do seu computador.

Faça a narração com pausas e repasse mentalmente o tempo de acordo com as imagens.

Na linha do tempo ficará o áudio. E da mesma forma que são realizados os cortes das cenas você poderá realizar cortes da narração.

Ainda na linha do tempo, com o botão "Nível do Áudio" você escolherá qual áudio sobressairá: o do vídeo ou o da narração.

Clique sobre o áudio com o botão direito e utilize a função de Fade In ou Fade Out para amenizar os ruídos causados devido aos cortes.

Em breve um post sobre: Insira observações e créditos no vídeo.

Veja também: Dicas sobre filmagem e edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário